quinta-feira, 22 de abril de 2010

MAIS ARTIGOS SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Selecionei mais dois artigos sobre tecnologias na educação.
Leiam e comentem.
O primeiro artigo postado no link http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a03v29n2.pdf é um artigo sobre a era da informação e a democratização das ferramentas tecnológicas, como um dos principais requisitos do novo mercado de trabalho.
O último artigo está postado no endereço http://www.vivenciapedagogica.com.br/, que é um Site que apresenta e discute artigos, experiências e dicas relacionados ao uso das novas tecnologias aplicadas à educação. Conta também com uma comunidade virtual formada por cerca de 350 educadores de diversas regiões do Brasil.
Espero que esses artigos ajudem a outros educadores na elaboração de metodologias capazes de usar a tecnologia a favor de uma educação de qualidade.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DE MORAN

O texto de Moran, "A educação que desejamos" (http://www.eca.usp.br/prof/moran/desejamos.htm), em linhas gerais, nos alerta para a necessidade de se fazer uma educação que encante, surpreenda, seduza os alunos a aprender. Para isso, ele coloca a escola como o espaço perfeito para criação de situações inovadoras, desafiadoras e inéditas de aprendizagem e descoberta do conhecimento.
O autor coloca em seu texto o desafio a nós educadores de conciliarmos as novas tecnologias com uma educação de qualidade, capaz de transformar a sociedade e o mais importante: de sermos inovadores, criativos, competentes para criarmos metodologias de trabalho diferenciadas.
O texto de José Manuel Moran coloca como ponto principal para desenvolvimento e formação desse perfil de educador a qualificação das pessoas - porta principal para a integração do humano com o tecnológico.
De modo geral, Moran nos coloca frente a frente com a necessidade de se trabalhar com novas metodologias de ensino capazes de revolucionar a educação e chegarmos à tão sonhada qualidade na educação e nos expõe uma infinidade de possibilidades educacionais, no entanto, para isso o professor precisa dar o pontapé inicial e arregaçar as mangas para o uso dessas tecnologias cada vez mais em ascensão, sem desanimar com os problemas que poderão surgir.

DO SONHO AOS ARES

A humanidade sempre sonhou e buscou evoluir em todos os aspectos. Foi através de incontáveis tentativas e erros que o homem conseguiu as mais incríveis façanhas e descobertas. A história abordada no vídeo (Do Sonho aos Ares) relaciona-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular no sentido de que se não fosse a incansável busca do homem por novos equipamentos, novas formas de facilitar sua vida, enfim, novas tecnologias não teríamos o progresso e o desenvolvimento que temos hoje.
Essa evolução e desenvolvimento afeta nossas vidas de várias formas, profissional e pessoalmente, uma vez que a exigência para se ingressar no mercado de trabalho é de pelo menos um conhecimento mínimo e de aptidão e domínio na área de informática. Aqueles que desconhecem ou não dominam quaisquer instrumentos tecnológicos têm uma grande desvantagem em relação aos demais.
Uma ferramenta que hoje se tornou essencial e praticamente não conseguimos passar sem ela é a Internet, visto que quase tudo exige o uso deste veículo tecnológico. Para se fazer uma simples pesquisa, comprar produtos, participar de concursos públicos, consultar e expedir documentos, etc. é necessário o uso da Internet. Ela já faz parte de nossas vidas, e cada vez mais precisamos saber como usá-la a nosso favor, pois a tecnologia utilizada por ela se agiganta a passos cada vez mais largos.